Perguntas

O Programa de Certificação Profissional destina-se a egressos do curso de bacharelado em Administração ou cursos superiores conexos à Administração, registrados em CRA. Em suma, a Certificação Profissional do CFA é uma qualificação para profissionais particularmente envolvidos nas áreas de Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos; Administração de Materiais/Logística; Administração Financeira (Finanças); Administração Mercadológica (Marketing)/Administração de Vendas; Administração de Produção. Contudo, a Certificação Profissional aumenta, substancialmente, as chances de recolocação de um profissional no mercado de trabalho, considerando que o conhecimento tem forte peso nos processos de contratação.

Egressos de curso de bacharelado em Administração ou cursos superiores conexos à Administração, registrados em CRA.

A inscrição é feita apenas on-line pelo site oficial da certificação: (www.certificacao.cfa.org.br). Lá você poderá acessar a área de inscrições e seguir o passo a passo no sistema para inserir seus dados e agendar a prova.

A prova possui 45 (quarenta e cinco) questões com tempo máximo de 120 minutos para finalização.
O candidato à obtenção de certificação na modalidade “prova” será submetido à aferição de conhecimentos no respectivo campo da Administração para o qual se inscrever.
A aferição da aprovação do candidato no exame de Certificação se dará pelo aproveitamento de, no mínimo, 60% das questões, que equivale a 27 questões.

A certificação possui, atualmente, apenas a modalidade por “prova”. Estão inclusas as seguintes áreas:

I – Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos;

II – Administração de Materiais/Logística;

III – Administração Financeira (Finanças);

IV – Administração Mercadológica (Marketing)/Administração de Vendas;

V – Administração de Produção.

O valor da prova é R$ 500,00 (quinhentos reais).O pagamento deverá ser feito via boleto bancário que será gerado automaticamente pelo sistema.
A Fundação Getúlio Vargas gerenciará as inscrições para a modalidade “prova” e aplicará os exames em seus Centros de Testes, localizados em todos os Estados da Federação, e no Distrito Federal, cujos requisitos constarão de editais a serem disponibilizados no site: www.certificacao.cfa.org.br

I – Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos;

II – Administração de Materiais/Logística;

III – Administração Financeira (Finanças);

IV – Administração Mercadológica (Marketing)/Administração de Vendas;

V – Administração de Produção.

Tão logo o candidato seja aprovado. O certificado dos candidatos aprovados ficam disponíveis no site da FGV. Trata-se de uma forma para que o candidato possa divulgar, por meio de link, a sua certificação para quem desejar.

Os certificados emitidos pelo CFA terão validade de 4 (quatro) anos.

Os profissionais certificados serão submetidos à nova aferição de conhecimentos, ou seja, deverão realizar nova prova, considerando os critérios do processo de recertificação.

O profissional certificado proporciona segurança à empresa ao executar um serviço ou projeto, além de aumento na produtividade e otimização do tempo. A empresa passa a contar com as habilidades técnicas e experiência prática do profissional certificado. A certificação proporciona informação objetiva e oportuna sobre o candidato a uma vaga, facilitando e reduzindo custos do processo de recrutamento e seleção.

A certificação consiste na garantia legalmente válida de que o profissional é dotado de conhecimentos e habilidades em segurança.

Com a certificação, o profissional obtém um diferencial e, com isso, aumentam as oportunidades no mercado, ou seja, o currículo fica mais atraente aos olhos do recrutador, principalmente em nível institucional. Além de proporcionar maior capacidade de negociação em uma entrevista de emprego;

Com o certificado há um incremento salarial relevante em relação a um profissional não certificado;
Agrega valor aos profissionais que estão no mercado de trabalho.